Espetáculo solo do ator e palhaço Alexandre Souza estreia com temporada gratuita em São Paulo
Inspirado na temática “desassossego”, com referência do livro de Fernando Pessoa, o espetáculo – com direção conjunta de Roberta Calza e Thaïs Ferrara – é uma obra de poesia corporal que possui uma dramaturgia sem falas, convidando a plateia a apreciar a linguagem do corpo.
Espetáculo “Desassossego” estreia com temporada gratuita na Zona Leste e Zona Oeste
De 30 de junho a 30 de julho de 2023, acontece a temporada de estreia do espetáculo “Desassossego”, um solo do ator e palhaço Alexandre Souza, que terá apresentações gratuitas em teatros e espaços culturais da Zona Leste e Oeste da cidade de São Paulo.
Nos dias 30 de junho e 01 de julho, sexta-feira e sábado, às 19h30, com entrada gratuita, o espetáculo será apresentado no Centro Cultural Arte em Construção, que fica na Cidade Tiradentes, Zona Leste de São Paulo. Nos dias 07, 08 e 09 de julho, sexta-feira e sábado, às 20h, domingo às 18h, as apresentações serão realizadas no Teatro Arthur Azevedo, no Alto da Mooca.
Depois, no dia 23 de julho (domingo), às 19h, a apresentação acontece no Centro Cultural da Penha, na Zona Leste de São Paulo. Em 27 de julho (quinta-feira), às 19h, o projeto será apresentado no Teatro Flávio Império, em Cangaíba. E encerrando a temporada, no dia 30 de julho (domingo), às 19h, a apresentação acontece no Galpão do Circo, na Vila Anglo Brasileira, na Zona Oeste de São Paulo.
“Desassossego” é um espetáculo com direção conjunta das artistas Thaïs Ferrara e Roberta Calza, que traz em seu cerne a linguagem da palhaçaria e da comicidade física. A montagem se destaca por contar com uma dramaturgia sem falas, trazendo seu diferencial justamente para a fisicalidade.
O espetáculo é pensado como uma obra de poesia corporal, partindo do gesto que compõe com o mundo de fora e torna-se gesto de dentro, buscando traduzir o que habita todos nós, sem fronteiras, apresentando um novo tempo e espaço. Um contraponto à supervalorização do estridente e exagerado, que, cada vez mais, parecem ser pré-requisitos para que algo seja considerado “entretenimento”.
A inspiração vem de citações do Livro do Desassossego, de Fernando Pessoa: “Tudo em mim é a tendência para ser a seguir outra coisa; uma impaciência da alma consigo mesma, como uma criança inoportuna; um desassossego sempre crescente e sempre igual. Tudo me interessa e nada me prende.”
No campo subjetivo, “Desassossego” tem como proposta ser um convite ao espectador a apreciar as poéticas do corpo e as relações em todos os seu âmbitos para além do que é óbvio, tendo como motor a imaginação. Revelando, através do corpo, nossa humanidade, nosso ridículo, nossos absurdos e nosso mundo fantástico. O tempo também é elemento primordial na concepção da dramaturgia, e o ator propõe uma maneira de manipular o tempo, alterando a sucessão lógica de fatos e ações.
Sobre o artista Alexandre Souza
Alexandre Souza é formado pelo PFPJ – Programa de Formação de Palhaço para Jovens dos Doutores da Alegria, com passagem pelo Núcleo de Formação do Ator da ELT – Escola Livre de Teatro de Santo André.
Frequentou o Circo da Barra/UNESP, Galpão do Circo, Clubes Escola Barra Funda e Jardim São Paulo. Participou das oficinas “O corpo Cômico” com Sheila Areias; “Comicidade Física” com Fernando Sampaio da Cia Laminima, “Bufão” com Luciana Viacava, “Laboratório de Criação Circense” com Artur Faleiros.
Possui formação em ballet contemporâneo e jazz pelo Studio de Dança Noara Gomes e assinou a direção dos espetáculos “Acrobatas Saltitantes” da Cia Cirkospicio, “Quando acordei o Circo tinha ido embora”(primeira versão) da Trupe Trapaceiros. E foi Preparador Cênico dos espetáculos “Histórias de papelão” Trupe Baião de Dois e “Tons da Força” da Cia Cirkospicio. Atuou como palhaço no “Cabaré da Ema”, da Trupe Quadrúpedes (atuação e criação); “Mocrea – Mostras Artística – Doutores da Alegria”; “Nada de Crachá meu Chapa” dos Doutores da Alegria. E atua como formador e educador ministrando cursos e oficinas usando como eixo principal a linguagem da palhaçaria, o teatro físico e a interpretação.
As ações fazem parte do projeto Desassossego contemplado pela 7ª Edição do Fomento ao Circo para o município de São Paulo.
Informações: www.instagram.com/
Ficha Técnica: Atuação e concepção: Alexandre Souza. Direção: Roberta Calza e Thaïs Ferrara. Trilha Sonora: Noa Stroeter. Cenário e Figurino: Agnes Rumi. Concepção de Iluminação: Dida Genofre. Produção Executiva: Amanda Schmitz. Produção Administrativa: Alex Marinho – Galpão do Circo. Gestão de mídias sociais: Weslley Nascimento. Assessoria de Imprensa: Luciana Gandelini. Designer Gráfico: Vinicius Debs.
Serviço: Espetáculo Desassossego
Com Alexandre Souza
Sinopse: Um corpo. Um espaço. Relações. De forma poética, Desassossego aborda a relação de um ser humano com seu cotidiano inquieto, escancarando angústias da existência ao mesmo tempo em que subverte as obviedades das relações construídas com o outro – seja o outro uma cadeira, um lençol, um casaco, uma janela, um livro, o silêncio. Partindo do olhar do palhaço, o espetáculo conta com uma dramaturgia sem falas, se propondo a ser uma obra de poesia corporal, do gesto.
Duração: 50 minutos
Classificação Indicativa: Livre
Temporada de Estreia: 30 de junho a 30 de julho de 2023
Quando: 30 de junho e 01 de julho de 2023 (sexta-feira e sábado) – Horário: 19h30
Onde: Centro Cultural Arte em Construção – Endereço: Avenida dos Metalúrgicos, 2100 – Cidade Tiradentes – Zona Leste – São Paulo – SP
Quando: 07, 08 e 09 de julho de 2023 – Horário: Sexta e sábado – 20h / Domingo – 18h
Onde: Teatro Arthur Azevedo – Endereço: Av. Paes de Barros, 955 – Alto da Mooca – Zona Leste – São Paulo
Quando: 23 de julho de 2023 (domingo) – Horário: 19h
Onde: Centro Cultural da Penha – Endereço: Largo do Rosário, 20 – Penha de França – São Paulo
Quando: 27 de julho de 2023 (quinta-feira) – Horário: 19h
Onde: Teatro Flávio Império – Endereço: R. Prof. Alves Pedroso, 600 – Cangaiba – Zona Leste – São Paulo
Quando: 30 de julho de 2023 (domingo) – Horário: 19h
Onde: Galpão do Circo – Endereço: Rua Félix Della Rosa, 101 – Vila Anglo Brasileira – São Paulo