Espetáculo “Terras de Águas e Cazumbas” é inspirado em festejos do Bumba-Meu-Boi do Maranhão
O espetáculo da Clarin Cia. de Dança convida o público a olhar com outros olhos uma manifestação profundamente conhecida, mas nem sempre compreendida em sua pluralidade
Clarin Cia. de Dança apresenta “Terras de Águas e Cazumbas” no Sesc Belenzinho, na Zona Leste
De 05 a 07 de setembro de 2025, Sexta, às 20h, Sábado, às 20h e Domingo, às 18h30 , no Sesc Belenzinho, a Clarin Cia. de Dança (@clarinciadedanca), sob direção do maranhense Kelson Barros (@kelsonbarroswangles), apresenta o espetáculo “Terras de Águas e Cazumbas”. Os ingressos custam a partir de R$ 15,00 e podem ser adquiridos no site ou nas bilheterias do Sesc SP.
“Terra de Águas e Cazumbas” é uma releitura poética da morte do boi sob a perspectiva dos grupos da Baixada Maranhense. Inspirado na terceira e última etapa do ciclo do bumba-meu-boi — o momento em que o boi morre — o espetáculo da Clarin Cia. de Dança revela os gestos, sons e simbologias presentes nas brincadeiras tradicionais de municípios como Viana, Matinha e Monção.
A obra propõe uma dança folclórica contemporânea, que, mais do que representar, evoca. Um chamado sensível à escuta dos territórios e dos corpos que celebram o bumba-meu-boi longe dos holofotes da capital. A Baixada, considerada por muitos o berço da manifestação, guarda rituais potentes que permanecem à margem dos registros oficiais, devido ao difícil acesso às comunidades e à ausência de rotas turísticas. É justamente nesse silêncio que a obra mergulha: para dar visibilidade a quem dança no invisível.
Concebido e dirigido por Kelson Barros, artista maranhense e diretor da Clarin, o espetáculo constrói um mundo onde a espiritualidade se materializa. Um universo “de cabeça pra baixo”, onde o que os olhos não veem, o corpo sente. A cena se enche de encantamento e convoca cazumbas, águas, memórias e vozes ancestrais para criar uma experiência que ressoa como rito, celebração e resistência.
“Terra de Águas e Cazumbas” convida o público a olhar com outros olhos uma manifestação profundamente conhecida, mas nem sempre compreendida em sua pluralidade. Um gesto artístico que afirma a potência dos interiores e a urgência de reconhecer os saberes que brotam longe dos centros, mas que sustentam a cultura popular com sua raiz mais viva.
Informações: Instagram: @clarinciadedanca, Facebook: Clarin Cia de Dança, clarinciadedanca.wixsite.com
SERVIÇO: Espetáculo “Terras de Águas e Cazumbas”
Com Clarin Cia. de Dança – Classificação: Livre
Sinopse: Na terra onde o rio se confunde com o chão e os tambores anunciam o fim e o recomeço, Terra de Águas e Cazumbas nasce como rito e dança. A Clarin Cia. de Dança oferece um olhar sensível sobre a morte do boi nos ciclos da Baixada Maranhense, entre os gestos de alguns grupos dos municípios de Viana, Matinha e Monção. Com corpo presente e memória viva, o espetáculo reinventa tradições em movimento, celebrando a força de grupos que mantêm acesa, longe dos grandes centros, a chama do bumba-meu-boi como legado e resistência.. Duração: 60 minutos.
Espetáculo: 05 a 07 de setembro de 2025 – Sexta, às 20h, Sábado, às 20h e Domingo, às 18h30
Onde: Sesc Belenzinho – Sala Espetáculos I (3° andar) – R. Padre Adelino, 1000 – Belenzinho, São Paulo – SP, 03303-000
Ingressos a partir de R$ 15,00 – https://www.sescsp.org.br/
Assessoria de Imprensa – Luciana Gandelini – WhatsApp 11 99568-8773 – luciana.gandelini@gmail.com